segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Como instalar módulo CL-500



Bom, o módulo CL-500 e um dos mais usados em som ambiente nos carros de Minas Gerais entre outros,
o problema é a forma que ele é instalado, muitos não sabem como instalar, e de certa forma acabam queimando os auto falantes ambientes do carro (portas 6" e console traseiro 4") 
Este módulo tem saída de 2x 50 W MRS -4 Ohmos;ou seja um alto falante original de um carro tem a medias de 36W MRS- 4 Ohms. obviamente nas horas dos graves eles vão embora.

O ideal seria ligar módulo em um par de lato falantes 6x9 de no minimo 60W MRS
     Bom vamos lá. Esse módulo tem duas saídas identificadas com sinal + e - do lado esquerdo do aparelho onde será ligado o fio positivo ou vermelho do auto falante e no sinal- sera ligado o fio preto ou negativo do auto falante, faça o mesmo no outro canal.
lembrando que se trata de lado esquerdo e direito dos altos falantes.
esse seria a parte mais fácil, o que devemos nos preocupar com o que vem na alimentação e na entrada de áudio

   


Estes são os conectores de saída de seu radio, vamos generalizar suponhamos que seja outro conector, contudo as cores dos fios são padronizadas:
____  Alimentação positivo
____ Alimentação ignição
____ Negativo ligado ao pólo negativo ou em qualquer ponto de lata do veículo
____ Remoto ou antena elétrica
Bom esse é o conector de alimentação do rádio.
Agora vamos entender o conector de áudio de seu radio:


Bom voltando ao módulo, a alimentação do modulo deve ser ligado dessa forma:


O fio azul do remoto deve ser ligado junto ao azul remoto do seu radio, assim, quando se liga o radio o fio remoto envia 12V para armar seu modulo.

É importante colocar um fusível de 15 Amp. na alimentação do módulo antes de ligar diretamente no positivo da bateria, assim podemos evitar um eventual curto e demais danos.

Depois de ligarmos os fios de alto falantes e a alimentação agora vamos entender como ligar o hing in, vai ficar assim:


Neste esquema ligaremos o fio azul na entrada L no fio cinza que sai do radio
O fio cinza do esquema ligar no cinza com preto do radio
Ligaremos o fio azul entrada R no fio branco que sai do radio
O fio cinza do esquema ligar no branco com preto do raio

Desta formas iremos tirar a saída do radio para entrar no modulo  que ira  amplificar e devolver aos alto falantes


É muito importante colocar os seus devidos conectores e adaptadores nos cabos e fios que se conectam nos bornes do módulo.

Uma idéia de instalação é colocar o módulo em um local onde pode se dissipar o calor do módulo para maior durabilidade do modulo.


Quaisquer dúvidas  pergunte-me no e-mail
 Ou me add no MSN
Ou Orkut lugar pra perguntar não falta

39 comentários:

  1. Vlw Pela Aula De Instalação, Me Ajudou Muito, Muito Obrigado !!!

    ResponderExcluir
  2. cara, tenho um modulo MXR 2450 booster de 900W, fiz a instalacao dele no carro com dois alto falantes de 12" bravox e uma corneta e um twiter, porem, tem algum problema, so sai som nas caixas com o volume do aparelho de cd no maximo! e sai bem baixinho com muito ruido. isso é algum problema comum devido a instalacao? ou pode ser problema interno do modulo? eu retirei tudo isso de um carro q estava funcionando, e reinstalei tudo, e nao funciono mais.

    ResponderExcluir
  3. o modulo de fato está instalado incorretamente veja os fios certinho abraço Equipe_jausound :)

    ResponderExcluir
  4. Amigo, me dê um axilio.
    Quero instalar esse Módulo no meu Ford KA. Tirei o radio mas vi muitos fios conectados ao radio, inclusive com cores repitidas. Mas clareie minha por favor. Quais são as cores dos fios REM+ , GND e BATT+ ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GND é negativo BATT é positivo e REM é remoto o unico fio cor uma cor só
      espero que ajude.

      Excluir
  5. Cara valeu pela ajuda me ajudou muito mesmo,vc foi o único que eu ache que explicou detalhadamente como eu precisava.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. tenho um falcom 1500 3 canais 2 esterio 1 mono.Tenho duvida na ligação dos fios de saem do radio para ligar na entrada do modulo. Pois no radio tenho 8 fios sendo eles 4 negativos e 4 positivos e no modulo tenho 4 fios sendo eles 2 positivos e 2 negativos.
    Radio;
    cinza+-,Violeta+-,verde+- e branco+-
    Modulo;
    Azul+,cinza-,verde+ e marrom-.

    Posso juntar os polos do radio + c/+ e depois -/- para ficar apenas 4 fios inves de 8 e ligar no modulo que possue tbém 4 fios.
    Obs;
    Ligando na entrada do modulo +-+-.

    ResponderExcluir
  7. olá amigo, não será preciso juntar os fios lembre-se são 8 fios 4 positivo e 4 negativo seja dois pares de fios para os autos falantes da porta da frente do carro e outros dois pares de fios pra os altos de traz basta ligar os fios verde e verde com preto e o fio roxo e roxo com pre destinados ao módulo, espero ter ajudado obrigar por nos visitar

    ResponderExcluir
  8. Amigo tenho um Módulo Digisound DGS P720 , com entradas e saídas com fio, como faço instalar ele?? Obrigado

    ResponderExcluir
  9. amigo, eu tentei usar um modulo num notbook e montei tudo, usei de alimentação um negocio pra converte a energia d 220 pra 12v e usei o fio azul REM+ no fio azul q saiu do meu notbook( do seu autofalante original), só q o som sai baixo demais e com bastante ruido,... nao entendi nada , fiz a montagem certinho, e outra coisa, quando eu tiro da tomada a alimentação de 12v com alguma musica ligada nos altofalantes do modulo , ela nao para de tocar, mesmo sem alimentação de energia... nao entendi nada mano!! ajudem-me!!!

    ResponderExcluir
  10. Ola amigo...me ajude por favor....tenho um modulo powepack modelo PM-2728 1400watts com 4 entradas rca.um toca cd pioneer modelo deh-1450ub com duas saidas rca.quero instalar no meu carro gol g4 em 2 alto-falantes de portas e 2 6x9.. como instalo tudo no modulo para melhorar o som..no agurdo com urgencia...desde ja agradecido...

    ResponderExcluir
  11. É necessário ligar os oito fios do rádio no módulo com dois canais

    ResponderExcluir
  12. É necessário ligar os oito fios do rádio no módulo com dois canais

    ResponderExcluir
  13. Excelente conteúdo, me ajudou muito.

    ResponderExcluir
  14. Fiquei com augumas duvidas mais me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  15. No meu módulo as cores dos fios são diferentes em vez dos dois azul é um vermelho e o outro amarelo e os cinzas são dois pretos como Fasso fim dessa forma aí e nem ligou o CD player (rádio)

    ResponderExcluir
  16. No meu módulo as cores dos fios são diferentes em vez dos dois azul é um vermelho e o outro amarelo e os cinzas são dois pretos como Fasso fim dessa forma aí e nem ligou o CD player (rádio)

    ResponderExcluir
  17. No meu módulo as cores dos fios são diferentes em vez dos dois azul é um vermelho e o outro amarelo e os cinzas são dois pretos como Fasso fim dessa forma aí e nem ligou o CD player (rádio)

    ResponderExcluir
  18. So Uma Perguta o positivo q eo amarelo com vermelho eo negativo vai na bateria do carro ou pode ligar no mudulo no positivo e negativo?

    ResponderExcluir
  19. Módulo Stetson cl1000 como devo liga-lo

    ResponderExcluir
  20. Módulo Stetson cl1000 como devo liga-lo

    ResponderExcluir
  21. Tenho uma Stetson cl500 he gostaria de saber se o módulo toca os 4 falantes originais do carro e mais 2 par de triaxiais bomber e 1 par de Twitter

    ResponderExcluir
  22. Tenho uma Stetson cl500 he gostaria de saber se o módulo toca os 4 falantes originais do carro e mais 2 par de triaxiais bomber e 1 par de Twitter

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde,
    Poderia me tirar uma duvida?

    Queria saber se posso ligar os alto falantes da porta no modulo?

    Tenho um par de 6x9 no tampão do porta mala e dois alto falante bomber nas portas dianteira, mas o som da porta fica muito baixo em comparação aos que sai atrás, gostaria de saber se posso ligar os alto falantes também no modulo junto com os 6x9 ja que o modulo so tem duas saída..

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia, será que dá para eu colocar dois conectores rca fêmea soldados nos fios que saem do hing in do módulo para conectar com o rca do radio automotivo ao invés de ligar aos fios

    ResponderExcluir
  25. Boa noite, eu posso usar o próprio chicote pra ligar o rem, positivo e negativo ou tenho q puchar da bateria direto pro módulo?
    Eu vou instalar o módulo próximo do rádio mesmo, posso usar a própria instalação do carro ou tenho q fazer nova instalação até os auto falantes?

    ResponderExcluir
  26. Boa noite, eu posso usar o próprio chicote pra ligar o rem, positivo e negativo ou tenho q puchar da bateria direto pro módulo?
    Eu vou instalar o módulo próximo do rádio mesmo, posso usar a própria instalação do carro ou tenho q fazer nova instalação até os auto falantes?

    ResponderExcluir
  27. amigo estou com um modolo estetsom cl500 para monta vc tem como manda o sistema eletrico dele
    para min

    ResponderExcluir
  28. amigo esto com um modolo cl 500
    estetsom para monta tem como vc manda o esquema eletrico dele

    ResponderExcluir
  29. amigo estou com um modolo estetsom cl500 para monta vc tem como manda o sistema eletrico dele
    para min

    ResponderExcluir
  30. Olá amigo valeu, eu tava na duvida em quais em quais fios da saída do rádio eu ligava no módulo dois canais,pelo o que eu entendi eu ligo nos dianteiros do rádio direito e esquerdo e depois ligo os 6 e 6x9 em paralelo to certo é isso mesmo!

    ResponderExcluir
  31. Muito obrigado pela ajuda ... Boa Sorte..

    ResponderExcluir
  32. Muito obrigado pela ajuda ... Boa Sorte..

    ResponderExcluir
  33. ESTOU COM MODULO STETSOM CL500 O CITADO NA EXPLICAÇAO DO AMIGO FURIA SOM... ALGUEM SABE ME RESPONDER SE... JÁ QUE ELE TEM UM FUZIVEL EU PRECISO COLOCAR OUTRO FUZIVEL NO CABO POSITIVO QUE VAI PARA BATERIA???

    ResponderExcluir
  34. Muito bem explicado em outros sites não tava entendendo nada parabéns pela informação

    ResponderExcluir