segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Como instalar módulo CL-500



Bom, o módulo CL-500 e um dos mais usados em som ambiente nos carros de Minas Gerais entre outros,
o problema é a forma que ele é instalado, muitos não sabem como instalar, e de certa forma acabam queimando os auto falantes ambientes do carro (portas 6" e console traseiro 4") 
Este módulo tem saída de 2x 50 W MRS -4 Ohmos;ou seja um alto falante original de um carro tem a medias de 36W MRS- 4 Ohms. obviamente nas horas dos graves eles vão embora.

O ideal seria ligar módulo em um par de lato falantes 6x9 de no minimo 60W MRS
     Bom vamos lá. Esse módulo tem duas saídas identificadas com sinal + e - do lado esquerdo do aparelho onde será ligado o fio positivo ou vermelho do auto falante e no sinal- sera ligado o fio preto ou negativo do auto falante, faça o mesmo no outro canal.
lembrando que se trata de lado esquerdo e direito dos altos falantes.
esse seria a parte mais fácil, o que devemos nos preocupar com o que vem na alimentação e na entrada de áudio

   


Estes são os conectores de saída de seu radio, vamos generalizar suponhamos que seja outro conector, contudo as cores dos fios são padronizadas:
____  Alimentação positivo
____ Alimentação ignição
____ Negativo ligado ao pólo negativo ou em qualquer ponto de lata do veículo
____ Remoto ou antena elétrica
Bom esse é o conector de alimentação do rádio.
Agora vamos entender o conector de áudio de seu radio:


Bom voltando ao módulo, a alimentação do modulo deve ser ligado dessa forma:


O fio azul do remoto deve ser ligado junto ao azul remoto do seu radio, assim, quando se liga o radio o fio remoto envia 12V para armar seu modulo.

É importante colocar um fusível de 15 Amp. na alimentação do módulo antes de ligar diretamente no positivo da bateria, assim podemos evitar um eventual curto e demais danos.

Depois de ligarmos os fios de alto falantes e a alimentação agora vamos entender como ligar o hing in, vai ficar assim:


Neste esquema ligaremos o fio azul na entrada L no fio cinza que sai do radio
O fio cinza do esquema ligar no cinza com preto do radio
Ligaremos o fio azul entrada R no fio branco que sai do radio
O fio cinza do esquema ligar no branco com preto do raio

Desta formas iremos tirar a saída do radio para entrar no modulo  que ira  amplificar e devolver aos alto falantes


É muito importante colocar os seus devidos conectores e adaptadores nos cabos e fios que se conectam nos bornes do módulo.

Uma idéia de instalação é colocar o módulo em um local onde pode se dissipar o calor do módulo para maior durabilidade do modulo.


Quaisquer dúvidas  pergunte-me no e-mail
 Ou me add no MSN
Ou Orkut lugar pra perguntar não falta

13 comentários:

  1. Vlw Pela Aula De Instalação, Me Ajudou Muito, Muito Obrigado !!!

    ResponderExcluir
  2. cara, tenho um modulo MXR 2450 booster de 900W, fiz a instalacao dele no carro com dois alto falantes de 12" bravox e uma corneta e um twiter, porem, tem algum problema, so sai som nas caixas com o volume do aparelho de cd no maximo! e sai bem baixinho com muito ruido. isso é algum problema comum devido a instalacao? ou pode ser problema interno do modulo? eu retirei tudo isso de um carro q estava funcionando, e reinstalei tudo, e nao funciono mais.

    ResponderExcluir
  3. o modulo de fato está instalado incorretamente veja os fios certinho abraço Equipe_jausound :)

    ResponderExcluir
  4. Amigo, me dê um axilio.
    Quero instalar esse Módulo no meu Ford KA. Tirei o radio mas vi muitos fios conectados ao radio, inclusive com cores repitidas. Mas clareie minha por favor. Quais são as cores dos fios REM+ , GND e BATT+ ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GND é negativo BATT é positivo e REM é remoto o unico fio cor uma cor só
      espero que ajude.

      Excluir
  5. Cara valeu pela ajuda me ajudou muito mesmo,vc foi o único que eu ache que explicou detalhadamente como eu precisava.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  6. tenho um falcom 1500 3 canais 2 esterio 1 mono.Tenho duvida na ligação dos fios de saem do radio para ligar na entrada do modulo. Pois no radio tenho 8 fios sendo eles 4 negativos e 4 positivos e no modulo tenho 4 fios sendo eles 2 positivos e 2 negativos.
    Radio;
    cinza+-,Violeta+-,verde+- e branco+-
    Modulo;
    Azul+,cinza-,verde+ e marrom-.

    Posso juntar os polos do radio + c/+ e depois -/- para ficar apenas 4 fios inves de 8 e ligar no modulo que possue tbém 4 fios.
    Obs;
    Ligando na entrada do modulo +-+-.

    ResponderExcluir
  7. olá amigo, não será preciso juntar os fios lembre-se são 8 fios 4 positivo e 4 negativo seja dois pares de fios para os autos falantes da porta da frente do carro e outros dois pares de fios pra os altos de traz basta ligar os fios verde e verde com preto e o fio roxo e roxo com pre destinados ao módulo, espero ter ajudado obrigar por nos visitar

    ResponderExcluir
  8. Amigo tenho um Módulo Digisound DGS P720 , com entradas e saídas com fio, como faço instalar ele?? Obrigado

    ResponderExcluir
  9. amigo, eu tentei usar um modulo num notbook e montei tudo, usei de alimentação um negocio pra converte a energia d 220 pra 12v e usei o fio azul REM+ no fio azul q saiu do meu notbook( do seu autofalante original), só q o som sai baixo demais e com bastante ruido,... nao entendi nada , fiz a montagem certinho, e outra coisa, quando eu tiro da tomada a alimentação de 12v com alguma musica ligada nos altofalantes do modulo , ela nao para de tocar, mesmo sem alimentação de energia... nao entendi nada mano!! ajudem-me!!!

    ResponderExcluir
  10. Ola amigo...me ajude por favor....tenho um modulo powepack modelo PM-2728 1400watts com 4 entradas rca.um toca cd pioneer modelo deh-1450ub com duas saidas rca.quero instalar no meu carro gol g4 em 2 alto-falantes de portas e 2 6x9.. como instalo tudo no modulo para melhorar o som..no agurdo com urgencia...desde ja agradecido...

    ResponderExcluir