domingo, 31 de março de 2013

Como instalar o módulo BBuster 2.400


O módulo B.Buster 2.400, é na minha opinião um dos melhores módulos de baixo custo e benefício  do mercado atual, um aparelho que oferece uma qualidade de áudio e um grave recepcional, desde quê seja bem instalado e configurado no seu crossover   analógico.
        Pois bem, vamos ao que interessa, existem duas maneiras de se instalar essa beldade ai, uma delas e usando uma bateria independente para o consumo deste módulo, afinal essa criança consome bastante corrente, pra isso você precisaria instalar um disjuntor automotivo,
esse disjuntos funciona como um fusível, quando a corrente eleva ele abre impedindo um  eventual curto ou danos no veículo, obviamente não queremos isso, funciona assim:
com o auxilio de um fio de 16 m.m. de pelo menos 5 mts,
esse fio será ligado da seguinte forma:
se você for usar uma bateria auxiliar ficaria assim:

ok, ja entendemos como ficaria a parte de alimentação do módulo certo?, agora vamos aos demais, assim como os outros modulos precisaríamos de um fio para ativar o modulo (remoto), geralmente esse fio é de cor padrão AZUL que sai do chicote do som do seu carro, ficaria assim :
 maravilha ja sabemos como alimentar o módulo e ele ja esta pronto pra funcionar, falta o sinal de áudio  pra isso a gente vai precisar de um cabo RCA, amigos dê preferencia pra um cabo descente no mínimo blindado  esse cabos blindados vão te dar uma qualidade de áudio e assim evitando maiores manutenções que deixa qualquer técnico chateado rsrs, Alem do cabo de áudio RCA iremos precisar de 2 cabos "Y" de RCA são esse aqui:
ou esse aqui comum mais usados com qualidade inferior:
Ok Clayton, e agora, onde liga-los? 
De acordo com a foto podemos ver que existem 4 entradas juntas e 2 separadas, as duas separadas seria saida de audio para outro módulo, iremos usar as 4 entradas que estão juntas, por isso precisaria-mos de 2 cabos "Y" pra multiplicar as entradas .
na traseira do seu som existe pelo menos uma saida (output) de RCA 
ligaremos o cabo RCA na saída do radio, e colocar os cabos Y na outra ponta do cabo, assim ficaria 4 pontas pra conectar no módulo certo?
teremos que ter cuidado com  seguinte, na saida de audio do seu som tem uma função de balanço ou som Stereo, isso se dá aos lados do cabo ou seja o branco e ESQUERDO  e o vermelho DIREITO , ao conectar no módulo deixaremos duas pontas do vermelho no canal 3,4 e o branco no canal 1,2 :
Agora sim, so falta por fogo...ops faltas as caixas ne.rsr vamos lá, na hora de montar sua caixa de som, você deve fazer a seguinte opção, ligar os auto-falantes juntos (em paralelo) com saída de um par de fios para saida do módulo, e as cornetas (driver) também em paralelo (com capacitor viu galera ajuda ai) que seria ligado a outro canal do módulo. vou ensinar como ligar em BRIDGE para os graves (auto-falantes) e os drivers em canais separados evitando a queima do mesmo, vamos la:
pessoal, não vou me estender muito falando sobre equalização, mesmo porque é um assunto abrangente pra quem não conhece de sonoplastia, contudo vou dar somente algumas dicas, neste módulo podemos equalizar as frequências de cada item ligado a ele, contudo iremos deixar ele em "ful," ou seja toda a frequência que você programar no radio vai passar pelo cross e sair pra saída sem alteração, na parte superior do modulo tem um mine cross onde ajustaríamos a frequência desejada, contudo iremos apenas ajustar o volume:
deixaremos as chaves em ful de ambos os canais,

nesta foto podemos ver um pequeno equalizador, nele iremos mexer apenas no primeiro potenciômetro de cima e o de baixo  seria o volume de cada banda de canais, ou seja iremos ligar o som e com o som ligado iremos ajustar o volume de cada canal assim poderíamos ajustar o som de acordo com nossa preferencia.
pessoal muito obrigado por ter vindo e no mais o que puder ajudar me add no meu face https://www.facebook.com/clayton.nao.sou.hacker
grande abraço espero ter ajudado  ^_^


26 comentários:

  1. Amigo na imagem das baterias, alternador e amplificador é indispensável o uso de fusíveis de proteção a cada bateria, no amplificador não é preciso disjuntor térmico pois o próprio amplificador já tem proteção térmica interna, contra curtos e sobre cargas, mais um fusível externo como mostra na imagem 60a.na imagem mostra o uso de 2 cabo Y também desnecessários pois este amplificador faz input mode de 2,3 ou 4 canais assim unindo os canais de entrada 1,2,3 e 4. e na imagem de associação dos falantes encontra se um erro na associação das bobinas. pois na ligação em bright a impedância mínima é de 4 ohms. da forma que você explico só seria possível se os auto falantes fossem de 8 ohms cada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente colocar o cabo y não dá diferença nenhuma!

      Excluir
  2. Olá Amigo tudo bem, obrigado por responder a este tópico,
    bom você falou sobre o uso do Disjuntor térmico, contudo a forma de instalação de uma segunda bateria está correta, lembrando que o cabo positivo vem do alternador direto pra bateria auxiliar e o disjuntor térmico protege sim das correntes elevadas em caso de sobrecarga e ou curto circuito, como você disse o módulo ja tem um fusível de proteção de entrada e com a chave Disjuntora torna´se mais segura, outra coisa é sobre os auto falantes, como você pode observar nas fotos trata-se de dois alto falante da mágnum 600W RMS 8 ohms, então se ligado em paralelo como descrito nas gravuras essa impedância irá cair pra 4 ohms, na duvida amigo certifique-se com o auxilio de um multímetro digital . e se por ventura os auto falantes forem de 4 ohms e ligados em paralelo, também iria funcionar bem porque estaria em 2 ohms, na duvida amigo dê mais uma olhada na especificação técnica do modulo supracitado e verá que o mesmo toca em 2 ohms em bright.
    grande abraço meu amigo.

    ResponderExcluir
  3. cara liguei do geito que vc mostrou 2 Eros lc312
    CH1 Paralelo 2negativo
    Ch2 Paralelo 2 positivo

    ta tocando de mais
    mais to com medo de coloca corneta nesse modulo
    ele suporta msm 4driver de 100rms ?

    ResponderExcluir
  4. tenho um som no meu carro dois alto falantes de 12 polegadas 04 cornetas 02 tuwit e um modulo de 2400 watt mais quando aumento ele entra em proteção o que devo fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O mais correto seria aumentar seu módulo, somente um de 2400 pelo jeito não está suportando, eu tenho um igual o do tópico, e tenho apenas um trio, não me dá ptoblema

      Excluir
    2. Obrigado pois tive que trocar o módulo

      Excluir
    3. Coloquei dois taramps um pro draives e um pro subwoof.

      Excluir
    4. Obrigado pois tive que trocar o módulo

      Excluir
  5. ola a minha pergunta é a seguinte eu tenho um modulo falcon de 1100hs ligado com um fusivel de 40 que esta com uma bateria 70 amperes para o som e para o carro e esta com alternador de 75 amperes gostaria de colocar uma bateria auxiliar ? eu estaria certo em colocar do meu jeito assim o positivo do modulo com o fusível eu ligo no positivo da bataria auxiliar é assim e gostaria de saber se é necessário eu colocar um dijuntor de quantos amperes ? poderia me enviar talves um desenho de como eu poderia fazer isso e meu carro é um fusca e tava pensando em colocar uma bateria impact de 100 amperes para o som pois eu fico com o som ligado boa parte e sempre preciso ligar o carro para não arriar a bateria

    ResponderExcluir
  6. e ai to querendo montar um som com um pioneer TS-W304R Potência máxima 1300 W Potência de entrada nominal (RMS) 300 W duas d250x e duas Super Tweeter ST 200 um BBuster 2.400 ficaria bom???

    ResponderExcluir
  7. Parceiro to quase na mesma dúvida. Ganhei Um bbuster 2.400 mas ja tinha 2 sub de 500rms +2 hdc 2000, sera que ele aguenta? ?? Aguardo suas respostas

    ResponderExcluir
  8. Instalei meu som mais as cornetas nao estao tocando, fazem um ruído estranho mais nao tocam e estao novinhas. o que eu faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. to com o mesmo problama, me diz o que foi feito ?

      Excluir
    2. É só mexer na configuração do seu toca cd

      Excluir
  9. Tenho um modulo bbuster 2400 faz mal eu estalar ele com um positivo 21 mm

    ResponderExcluir
  10. Tenho um modulo bbuster 2400 faz mal eu estalar ele com um positivo 21 mm

    ResponderExcluir
  11. bom dia, eu tenho dois alto gfalantes de bobina dupla de 4 ohms, gostaria de saber se posso ligar nesse modulo em modo bridig?

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. usando o par drivers em paralelo eu vou usar 2 capacitores e como colocar esse 2 capacitores?

    ResponderExcluir
  14. Quando o fio azul é antena eletrica, se mudarmos a função do radio fm para mp3, o modulo deixa de ser alimentado ???

    ResponderExcluir
  15. Esse módulo ele é mono ou sterio

    ResponderExcluir
  16. Não entendo esse modulo diz que tem 600 rms mais nas especificações nenhuma das configurações da esse valor
    A final esse modulo deste tamanho todo só tem 600 rms isso não vale nada hoje em dia

    ResponderExcluir
  17. O meu tá uma bosta esquenta e já entra em modo proteção não pode tocar muito .... e consome muita bateria ... além mais porque vou ficar com modulo desse

    ResponderExcluir
  18. O meu tá uma bosta esquenta e já entra em modo proteção não pode tocar muito .... e consome muita bateria ... além mais porque vou ficar com modulo desse

    ResponderExcluir